segunda-feira, 19 de maio de 2008

Guia de Escalada de Chaniá

No dia 12 de janeiro deste ano finalmente comecei a voltar um pouco mais minha atenção para a escalada com a aquisição do Guia de Escaladas de Chaniá. Abaixo uma breve avaliação do guia. Darei mais detalhes da qualidade do conteúdo informado, a medida que eu visitar e escalar nos lugares indicados no guia.

O guia abrange sete setores de escalada da região de Chaniá, na parte oeste da Ilha de Creta. O material utilizado é de primeira, e a editoração é bem boa, exceto pela falta de padrão na apresentação de conteúdo de um setor para o outro. Além disso, as fotos das paredes com as linhas das vias estão em baixa resolução, uma pena. As dimensões do livro 13 x 19 x 1 cm são excelentes (poderia até ser mais grosso e conter mais informação).

O livro se propõe a ser bilíngue, porém a introdução, prólogo, comentários sobre a geologia da região e até mesmo algumas instruções sobre os setores de escalada aparecem apenas em grego. Diversos guias do gênero têm fotos bonitas em detrimento a informações detalhadas, não é o caso deste e acho isto muito bom. Se quisesse fotos, comprava um calendário.

Enfim, o guia quebra muito bem o galho. Já estive em cinco dos sete setores (mas só escalei em dois) e tenho certeza que farei bom uso. Quem quiser ver o guia ao vivo, poderá vê-lo em Florianópolis em alguns dias. Depois de ter comprado um, fui presenteado com outro por um colega do curso de grego, este último com dedicatória, que mantive. A Anamaria enviou o outro exemplar para o Cristiano. Vejam mais fotos no álbum enquanto não chega.

3 comentários:

  1. Massa o guia, só estou esperando ele chegar pare entrar nos 7a+ (francês). Vou me ligar.
    A propósito, imagino que o 'Cristiano' da postagem seja eu. Se for, já estou emocionado. Ficarei mais ainda quando ele chegar em minhas mãos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Pronto, agora o Cristiano vai comprar uma baleeira e se mandar pra creta

    ResponderExcluir
  3. Chegou o guia, muito obrigado. Fiquei imensamente feliz pela lembrança e pelo presente. Agradeço o cartão e em breve estaremos por aí, mandando todas as vias mais difíceis. Vai treinando.
    O guia é o bicho, pena que a parte em inglês se resume a poucos parágrafos. O resto, mais parece fórmulas de equações diferenciais. Mas o guia é muito bem acabado, e com fotos de qualidade. Mais uma vez, valeu.

    ResponderExcluir