terça-feira, 15 de julho de 2008

Acabou o magnésio

A verdade é que o magnésio acabou faz muito tempo. Desde que saí do Brasil que não abasteço minha bolsinha. Até então nenhuma das vezes que escalei precisei muito de magnésio e o restolho vinha dando para o gasto.

Depois de várias escaladas em Kalathás e uma escalada em Plakiás, voltei ao Monte Várdia no último domingo. Saí de casa por volta de 17h00 e foi cedo demais. O calor estava infernal e suei bastante . A bolsinha de magnésio acabou fazendo papel de toalha. Para ter uma idéia diariamente o termômetro no nosso jardim (que é um lugar relativamente fresco) marca de 30 a 32 graus Celsius às 22h00.

Uma novidade desta vez foi uma dupla de escaladores que chegou depois de nós e nos cumprimentou antes de irem para um boulder fora da parede que ficava à sombra. Depois eles voltaram e escalaram uma via (não vi eles escalando). Vi também a corda deles espalhada por uma área de uns 10 metros quadrados de pura terra. Aquele pó fino como o que tem na base das vias do Morro da Cruz nos períodos de seca.

Outra novidade é que experimentei duas vias novas, uma guiando e a outra em top-rope. A primeira foi a via Συκιά (Sikiá), V+, 9 m, uma fenda que é escalada "por dentro e por fora". Uma figueira perto do final da via atrapalharia se não fossem os galhos bons de segurar que ela tem. A segunda via, Παιδεύοθσιν Τέκνα (Pedévousin Tékna), VI, 11 m, mostra mais uma vez que tem algo errado com a graduação aqui. Como já comentei, escalei outras vias em top-rope de VI e VI+ sem problemas. Essa eu praticamente não saí do chão. "Fiz" os lances dela por partes subindo pela via do lado. Pode ser que o calor tenha me afetado, mas o lance em negativo em regletes que tem no meio dela não faz dela ou VI, ou melhor, não faz das outras vias que fiz, VIs. Enfim a discussão da publicação anterior (com comentários e tudo), continua aberta. Por sinal, acho que a tabela sugerida pelo Marcos também está baixando demais o grau UIAA em relação ao brasileiro (pelos por aqui).

Chegou ontem um guia de escaladas que comprei de Kapetanianá. Mais comentários na próxima publicação, em breve!

Um comentário:

  1. To achando que o crux das vias são os nomes! Seguinte, pega umas pedrinhas, moe até virar pó e pronto! JA garante a mão seca.

    ResponderExcluir