segunda-feira, 14 de março de 2011

O segundo melhor museu do (meu) mundo

Eu tenho um problema com museus. A maioria dos museus é grande demais, mal organizada e entendiante, sem falar na falta de assentos para os visitantes descansarem durante a visita.  Não quero confrontar as dezenas de curadores e especialistas mundo afora, mas a maioria dos museus que já estive são chatos. Prefiro museus pequenos e "lineares". Por "lineares", quero dizer museus em que entramos por uma porta e saímos pela outra tendo visto tudo sem ter que dar voltas mirabolantes e passar várias vezes pelo mesmo lugar. Se enquadram nesta categoria o Museu Benaki em Atenas, Grécia, o Museu da História do Holocausto - Yad Vashem (que nem é pequeno) em Jerusalém, Israel,  e a Casa dos Parques e da Montanha (Maison des Parcs et de la Montagne) em Chambéry, França. Até Dezembro do ano passado, quando visitei o Yad Vashem, o melhor museu que já tinha visitado era a Casa dos Parques e da Montanha e é sobre ele que escrevo aqui.

Este museu fica na cidade de Chambéry nos alpes franceses a alguns quilômetro da cidade de Annecys, menos de uma hora de trem, onde tive uma reunião em Julho do ano passado. Fomos meio no "escuro" e a cidade não oferece muito quando comparada à Annecy, já que em ambas as principais atrações estão nas atividades de montanha nos seus arredores. O museu, entretanto, fez valer a viagem.

O museu possui uma área permanente com material multimída e interativo sobre as montanhas da região e parece ser voltado principalmente para crianças e jovens. Me diverti horrores. Apesar do projeto "moderno", o ambiente é leve e agradável. Numa outra área há exposições temporárias. Quando estivemos lá era sobre tartarugas marinhas (eu acho). Nas exposições temporárias as crianças tem a oportunidade de fazer algo recreativo e, nesta ocasião, podiam recortar um modelo de tartaruga em papel para levar de recordação. Não vou contar e não lembro os detalhes de cada coisa que o museu tem, mas algumas coisas podem ser vistas nas fotos. Por fim, há uma lojinha que vende livros sobre as montanhas da região.

Link para o álbum desta publicação: O segundo melhor museu do (meu) mundo

3 comentários:

  1. Vejo que voltou a ativa de verdade no blog, muito bem! Interessante o museu, todo moderno mas parece conseguir passar bem a idéia do que é proposto.

    ResponderExcluir
  2. Minha criança se divertiu horrores, né Rodri? =)

    ResponderExcluir