terça-feira, 8 de março de 2011

Skoteino

Para retomar o blog, nada melhor que um novo setor de escalada, eu acho. No último sábado, Anamaria e eu resolvemos ir dar uma volta em Heráklio para dar uma variada. Levamos na bagagem o Mehdi, meu colega Iraniano que é fã de McDonalds e que não poderia perder a oportunidade de visitar a lanchonete na cidade "grande".

Pela manhã a Anamaria ficou no centro e fui com Mehdi no palácio de Knossós cumprir com a parte cultural da viagem. Depois do passeio almoçamos e demos uma volta no centro. A seguir nos dirigirmos para a caverna de Ágia Paraskevi no vilarejo de Skoteinó a cerca de 30 minutos de Heráklio. Os principais frequentadores da caverna são os fiéis que também visitam a Igrejinha de mesmo nome. Mas com o feriadão ninguém apareceu e não fomos perturbados.

O setor de escalada de Skoteinó está documentado num dos guias de escaladas de Creta, o mesmo do setor de Ágio Fárago. Há 15 vias neste setor, a maioria delas curtas, com cerca de 10 metros, e apenas 5 delas abaixo de 6c (Francês). A caverna tem 160 m de profundidade e cerca de 50 metros de altura, mas as vias estão na parte externa da caverna ou logo na entrada. Apesar de ter levado lanterna, o tempo era curto e não me aventurei nem pela parte inicial da caverna.

Além do pouco tempo disponível, minha equipe não era formada apenas de escaladores, e acabei escalando apenas duas vias, um 5b e um 6a+. O 5b saiu tranquilo e foi um ótimo aquecimento. Já o 6a+, todo negativo, foi bem até perto da metade quando travou tudo. Terminei a via sem problemas, mas parando para descansar em cada uma das três chapeletas seguintes. Esta via é bem legal e como o setor é perto de Heráklio acho vale um pulo lá só para escalar ela e conhecer o setor. Se escalar até 6c, a diversão é garantida.

O setor é bem legal, mas tem que estar forte (7a+ para cima) para aproveitar a maioria das vias, boa parte delas ainda classificadas como projeto pois ninguém encadenou.

Na volta ainda passamos novamente por Heráklio para a Anamaria conhecer a Praktiker, uma loja estilo IKEA, e para o Mehdi jantar no McDonalds. Ou seja, todo mundo se divertiu na viagem, Mehdi com o McDonalds, Anamaria com a Praktiker e eu com a escalada em Skoteino.

Link para o álbum desta publicação: Skoteinó

3 comentários:

  1. Parabéns pela retomada dos trabalhos cibernéticos. Parabéns também pelas fotos e pelas escaladas. Agora, conta aí, quem se divertiu mais? A Anamaria na loja estilo IKEA ou o camarada no McDonalds?

    ResponderExcluir
  2. Acho que foi o Mehdi com o McDonalds! Ele é fissurado na rede.

    ResponderExcluir
  3. O passeio foi bem divertido, valeu! A Praktiker não chega aos pés do IKEA, mas pelo menos matei a curiosidade.
    Quero ver esse blog voltar a ativa, heim Neguinho?! Hehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir