quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atrasadas

Nos meses de março e abril estive envolvido em várias coisas, entre elas dois finais de semana do curso de montanhismo e a viagem para a França. Muita coisa acumulou e deixei de publicar algumas escaladas. A seguir farei um breve comentário para registrar aqui no blog estas escaladas em diferentes setores.

07/03 - Acho que a última vez que estive em Kalathás foi em julho do ano passado, quando recebemos a visita do Júlio. No início de março voltei com o Kostas para mudarmos um pouco os ares. Escalamos três vias fáceis e tentamos um teto registrado como um VIIIa. Não consegui fazer o teto, nem o Kostas. Não sei se a dificuldade é o teto ou as agarras extremamente doloridas necessárias para dominá-lo. Parece que estamos segurança um chumaço de espinhos. Aproveitei também para treinar com o Kostas a colocação de algumas peças móveis.

08/03 - O tempo chuvoso de domingo não foi o suficiente para nos afastar da pedra. Encaramos o Monte Várdia, Vassoúla, Anastasia, Kostas e eu. Entre um pingo e outro escalamos três ou quatro vias.

21/03 - Voltamos ao Monte Várdia, Kostas, um dos Georgios e eu. Vários americanos da base estavam lá ocupando a maioria das vias fáceis. Aproveitamos para escalar a Sikiá, uma fenda que já apareceu aqui algumas vezes. Depois disso resolvi encarar a Adelfopiísi que fazia algum tempo que eu não escalava e ainda não tinha guiado. Um sexto grau relativamente fácil, exceto pelo crux que tem uns regletes pequenos com pegada ruim levemente negativo. O dia ainda frio ajudou a dificultar a segurar nos regletes que provocavam dor nos dedos. Aproveitei para fazer algumas fotos de cima, do Kostas escalando a via. Na sequência, depois de mais de dois anos a escalada estava fluindo, tentei também a Mávri, um VI que ainda não tinha guiado. Eu que sempre disse que esta via está subgraduada, até achei que a graduação estava justa de tão tranquila que saiu. Demorou mas aos poucos estou me sentido a vontade na pedra, como há muito tempo não me sentia.

18/04 - Depois da última etapa do curso de montanhismo e uma escaladinha Walita na França, passavam-se quase um mês sem escalar para valer. Fui de novo com o Kostas e um dos Georgios (o mesmo da escalada anterior) para o Monte Várdia. Escalamos a Louki Look, uma calha de V já famosa aqui no blog e os convenci a colocarmos um top-rope na Mikrá Mistika, mas para escalar a Kourdistos Portokalis um VIsup muito legal que só pode ser feito em top-rope (ou solando).

20/04 - Para dar uma variada fomos para Kalipso. Num carro foram o Kostas, o Vangélis, o filho do Vangélis chamado Giorgos e um amigo do filho dele, o Pavlos. No meu carro, fomos Anamaria, a Manuela - portuguesa que conhecemos na universidade, e o Hélios - um Francês do couchsurfing que ficou aqui em casa. Escalei só uma três vias de graus variados, entre V e VI. E aproveitei para fazer em móvel a via 5, uma fenda quase perfeita que eu já tinha mencionado aqui no blog e que está protegida com chapeletas. O Kostas e o Vangélis escalaram outra fenda entre as vias 8 e 9. Pouco antes de ir embora eles viram que outras duas fendas muito boas possuem parada para rapel no final, mas ficou para a próxima vez.

25/04 - Dia bonito, ninguém para escalar, botei a Anamaria nas costas e fui com a mochila escalar. Aproveitei que éramos apenas Anamaria e eu, e escalei de novo a Louki Look - uma calha, a Kourdistos Portokalis - sexto grau muito legal e já vou dizer porquê, e a Mikrá Mistiká (em top-rope) - um 7a que já fiz com mais facilidade do que neste dia, levemente negativo que exige bastante equilíbrio e uso de pequenas agarras.

26/04 - Voltei a Kalipso com o Vangélis. Também apareceram lá a namorada dele e uma amiga que iam à praia. Escalei 5 vias e o Vangélis 7. Me sai bastante bem e escalei novamente a número 2, uma via negativa muito boa de escalar e que na primeira fez que escalei sugeri VIIa ou VIIb, mas agora tenho certeza que não passa de VIIa e talvez seja até um VIsup. O Vangélis ainda queria tentar as duas em móvel, mas estava ficando tarde e eu queria voltar para casa antes do anoitecer e de novo ficou para a próxima.

Link para o álbum desta publicação: Atrasadas

Um comentário: