sábado, 12 de dezembro de 2009

Conquistadors of the Useless

Há muito tempo ouço falar do livro do Lionel Terray, "Os conquistadores do inútil". Os chatos de plantão afirmam que este livro é leitura obrigatória, ou pior, que escalador que se preze tem que ler este livro. Apesar de gostar muito deste tipo de literatura, não sou escalador que se preze, e acabou que nunca tinha atrás deste título especificamente. Faz alguns meses o Davi Marski se deu o trabalho de digitalizar os dois volumes da edição brasileira, há muito tempo esgotada. Tentei baixar os arquivos PDF sem sucesso. Todas as tentavias resultaram em arquivos corrompidos. Tentei baixar no Windows, no Linux, e testei em diferentes leitores de PDF e não deu.

Como a vontade de ler este livro estimulada pela iniciativa de tentar ler a versão em PDF não podia mais ser revertida, decidi comprar o livro para me dar de presente de aniversário. A edição em português, como escrevi acima, está esgotada, portanto comprei em inglês mesmo. O livro chegou um dia antes do meu aniversário e desde então tentei ler um pouco todo dia e finalmente terminei. A edição é da The Mountaineers Books, a mesma editora que publica o "The Freedom of the Hills" e vários outros livros de montanhismo. A edição deixa um pouco a desejar. Por exemplo, a capa é bem pouco atraente e apesar de as fotos serem impressas em folhas específicas com um papel melhor, a qualidade é muita baixa, inclusive da diagramação.

A leitura não foi muito fácil em virtude da grande quantidade de adjetivos usada que não constava (e provavelmente ainda não consta) no meu vocabulário. Embora tenha tido um pouco de trabalho, a leitura não foi prejudicada. O livro tem uma narrativa com altos e baixos que é principalmente interessante quando ele expõe pensamentos, descreve outras pessoas, o relacionamento com elas e as coisas que ele aprendeu com a vida. Tudo isto muito mais do que pela descrição das inúmeras escaladas que ele fez. Embora algumas escaladas sejam descritas brevemente, o suficiente para resumir o que se passou, outras se estendem por várias linhas contando detalhes que interessam apenas aos escaladores que se preze.

Enfim, o livro é muito legal e recomendo a leitura para quem gosta de histórias de aventura, neste caso uma autobiografia e também da história do montanhismo. Pelo menos no meu caso, que não sei de cor o nome de todas as montanhas dos Alpes, Himalaias e etc, o acesso à internet é uma boa companhia para a leitura do livro, para que se possa pesquisar sobre os lugares que ele descreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário