domingo, 6 de dezembro de 2009

Desastre no Monte

Calma, calma, o Kostas não aprontou nenhuma desta vez. Estou apenas usando um título sensacionalista para tentar atrair as massas para o meu blog.

O inverno chegou e veio para ficar e com ele, ao que parece, as chuvas que tendem a predominar nesta época do ano. Desde a escalada com Michalis, há pouco mais de um mês atrás que não chovia num final de semana. Esta sábado começou chuvoso e assim deveria ser todo o final de semana. Já estava certo que não escalaria este final de semana.

O Kostas está numa fissura, algo doentio. Uma brecha no tempo por volto do meio dia foi o suficiente para ele começar a recrutar parceiros. Tinha certeza que voltaria chover logo, mas mesmo assim fui. Cheguei lá e estavam ele e a Elise. Ela estava escalando a Sikiá (Vsup) em top-rope com botas de montanhismo (sim, destas secas que recebem crampon) e não entendi o propósito. Perguntei se ela ia escalar alguma via mista na França durante o final do ano (ela é Francesa e vai passar as festas em casa) e disse que não. O resultado de tudo é que ela encheu a Sikiá de lama e não me restou outro alternativa senão escalar a Pedevousin Tékna (VIsup) também em top-rope. Foi a única via que escalei e o resto de tempo fiquei debaixo da minha capa e chuva assistindo ou dando segurança.

O Vassílis logo chegou e não muito tempo depois um amigo dele com o filho, o Níkos, de 4 ou 5 anos. Apesar da chuva voltar de tempos em tempos eles continuaram escalando. As cordas ficaram encharcadas e Níkos pisava nelas como se fosse um capacho. Graças a Deus não usei minha corda neste dia. Este é o verdadeiro desastre que esconde o título e não sei se seria apropriado continuar usando aa cordaa deles depois de o Níkos ficar patinando nelas por tanto tempo.

A gafe do dia foi não ter levado a câmera fotográfica. A Elise foi guiar a Save it (VIsup) que estava meio húmida e se embananou no crux. A queda dela estava anunciada e teria dado tempo de sobra para filmar se tivesse a câmera comigo. Não tinha, mas foi uma bela queda direto em cima da figueira. Ninguém se machucou.

Fomos embora com o anoitecer para em seguida nos revermos numa palestra do clube de montanha onde também foram entregues os certificados do curso de montanha. A palestra foi boa, mas muito longo. Amanhã ou depois eu conto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário