domingo, 8 de março de 2009

Detesto carnaval

Detesto carnaval. Curioso como o fato de eu ser brasileiro faz todo e qualquer grego achar que eu adoro futebol e carnaval. E o pior é que quando digo que não gosto, eles não se conformam, não entendem como pode um brasileiro não gostar destas coisas.

Mas como sou muito curioso, este ano fui a Réthymno para ver como é o segundo maior carnaval da Grécia. O desfile acontece no último final de semana do carnaval (sim, aqui o carnaval acontece em mais de um final de semana), no domingo (01/03/2009). Este ano o desfile iniciou-se às 14h00 e nem quero saber que horas acabou. É deprimente, o barulho pelo barulho, bagunça pela bagunça, e uma falsa alegria estimulada por nada menos que a bebida. Pode ser uma visão um pouco amarga de alguém que já foi sabendo que não ia gostar, e não gostou!

Mas nem tudo foi perdido, a viagem só aconteceu porque antes de ir para o Carnaval, fomos escalar em Kalypsos, Natasa, Kostas, Anamaria e eu. Também apareceram lá o Christos, o Vassílis e uma menina.

Antes de ir para Kalipsos, passamos no caminho em uma oficina, já na região de Réthymno para ver um muro de escalada bacana que alguém montou. O Spiros e Álkis estava praticando no muro. Os dois escalam pouco e bastante mal. São pessoas grandes e usam apenas as mãos. Mas são basante simpáticos. Um deles está fazendo o curso intermediário de montanhismo e o outro vai fazer o básico junto comigo. O Kostas experimentou um pouco o muro. Eu não estava afim, não queria perder o dia bonito escalando num muro.

Mas ao contrário do que eu esperava, tinha vento em Kalipsos e estava desgradável escalar lá, muito frio. Fiz apenas duas vias. A Natasa escalou uma e o Kostas três. O Kostas ficou escalando com o Christos e nós fomos embora para o Carnaval. Foi a primeira vez que o Christos e o Vassílis foram em Kalipsos, só para aquecer. Depois desceram para Plákias, onde tem via para desafiá-los.

Imperdível foi ver o Psiloritis, a cadeia de montanhas da região central de Creta e a mais alta com quase 2500 m de altitude, carregada de neve, bem mais neve do que o Lefká Óri, em Chaniá!

Link para o álbum desta publicação: Detesto carnaval

Nenhum comentário:

Postar um comentário