quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Andando na neve

Para tirar proveito do bom tempo deste domingo subimos as montanhas em direção ao Platô de Omalos, uma área plana em meio às montanhas. De lá seguimos um pouco mais adiante até a entrada da Garganta Samariá, o mais famoso canion de Creta.

A Garganta Samariá, que espero poder percorrer este ano, fica fechada durante o inverno e abre para os caminhantes de abril a outubro. São cerca de 6 a 7 horas de caminhada desde as montanhas até a costa sul de Creta. Darei mais detalhes quando fizer o passeio.

Do mesmo lugar ficamos de frente (ou de costas) para Gigilos, uma montanha de pedra com seu cume acima dos dois mil metros que oferece mais de 10 vias de escalada 100% tradicional que se estendem por centenas de metros descritas no guia de escalada de Chaniá. Para chegar à base das vias é necessário mais de uma hora de caminhada e pelo menos três para descer do cume andando. Devido à neve obviamente não pode ser escalada agora, mas se tiver a oportunidade terei prazer em tentar em outro momento (mas tenho que me preparar antes).

O mesmo caminho que leva a Gigilos passa por Linoseli, onde estão as Agulhas de Gigilos, agulhas de pedra também descritas no guia que oferecem uma dezena de vias (registradas) em móvel de até 100 m de extensão.

Como não dava para escalar, fomos apenas para passear e fizemos parte da trilha que faz parte do E4 Path. Apesar da pouca quantidade de neve nas montanhas, o trajeto está quase todo nevado e pudemos andar um pouco na neve velha, de botinha mesmo.

Não foi nada de mais, mas "brincamos" um pouco na neve, conhecemos o ponto de partida para percorrer a garganta e ficamos cara a cara com o gigante Gigilos!

Link para o álbum desta publicação: Andando na neve

Um comentário:

  1. Massa! Agora o seu pingometro tbm detecta neve. Só nao pode deixar congelar o cocoruto.

    ResponderExcluir