sábado, 13 de junho de 2009

Arádena-Mármara-Loutró - Parte 3

Depois da escalada fui para a praia de Mármara com o Kostas e encotramos os demais. Grego realmente é um bicho complicado. O planejamento era caminha até Mármara e depois até Loutró onde pegaríamos o barco para Chóra Sfakion.

Por alguma razão os participantes gregos não levaram comida e planejavam almoçar no restaurante de Mármara. Embalados também por ficar na praia tomando cerveja, fez com que mudassem os planos e nos propusessem a pagar um taxi boat para nos levar até Chóra Sfakion. Isto significaria oito euros a mais por pessoa, além de perder a caminhada até Loutró, a qual de fato eu queria fazer.

Negamos a proposto e logo em seguida retomamos a caminhada de Mármara para Loutró, eles ficaram. Eu já tinha caminhado de Loutró em direção a Mármara mas fui pela costa e não cumpri nem metade do caminho antes de voltar para Loutró (ver aqui).

A caminhada não é difícil mas percorre as encostas da baía de Fínikas passando pelos vilarejos de Lykos e Fínikas, e depois corta uma pequena península onde há ruínas do antigo povoado de Fínikas. Esta caminha faz parte do Path E4.

A caminhada é bastante bonita, especialmente por vermos do alto a transparência da água. Em certo ponto há um bifurcação indicando dois caminhos possíveis e numa delas está escrito easy. Assumimos que easy significava também mais seguro, já que as encostas não eram muito estáveis. Este caminho alternativo acabou nos levando para a estrada que passava pelos dois dilarejos até chegar à península. Atravessamos a peninsula com uma passagem rápida pelas ruínas de Fínikas que tem um castelo muito parecido com o de Frangokástelo não muito longe dali, mas em menores dimensões. Apesar de Loutró ter sido ocupada desorganizadamente a vista de cima, bem como do mar é muito bonita.

A caminhada durou cerca de 1h15 e em Loutró fizemos hora até a chegada do barco tomando água e picolé. Na hora de ir para o barco encontramos o Kostas, a Anastasia e a Eléni e um dos cafés de Loutró. O taxi boat não quis levá-los até Chóra Sfakion e eles tiverem que ir até Loutró.

Voltamos juntos no barco que vem de Ágia Rouméli, que traz as pessoas que caminharam na Samariá. O barco estava lotado, possivelmente o dobro de pessoas da vez que nos percorremos a Samariá cerca de um mês antes.

Em Chóra Sfakion a Elsa, a Anamaria e a Natasa ficaram em um restaurante enquanto o Kostas, o Ian, a Anastasia, a Eléni e eu fomos com um carro buscar os outros dois em Arádena. Deixamos a Anastasia e a Eléni numa prainha que elas queriam ir no meio do caminho e continuamos até Arádena. Depois o Kostas se juntou a elas e o Ian e eu fomos para Chóra Sfakion degustar uma Sfakianí Píta sem atrasas ninguém.

Sfakianí Píta (Sfakian Pie ou Torta Sfakiana (?)) é tipo uma panqueca recheada com queijo e que deveria ser frita em óleo de oliva. Depois de pronta é servida com mel.

Esta parte da caminhada e o passeio como um todo foi muito legal. Curiosamente não é explorado como a Samariá, talvez por oferecer um pouco mais de dificuldade e as dimensões não serem tão atraentes. Ainda bem!

Link para o álbum desta publicação: Arádena-Mármara-Loutró - Parte 3

1. Oi Rodrigo,

vejo que estás aproveitando bem a estadia na grécia! muitas escaladas... coisa boa.

Cara, de vez em quando eu te vejo por aqui no centro Administrativo... daí penso: "não pode ser o Rodrigo, ele está na Grécia... deve ser o irmão Gêmeo dele". Esses dias encontrei o Augusto e fui falar com ele. Ele me falou sobre esse blog. Vim conferir que estás aproveitando de verdade.

E vejo que estás casado, parabéns!

Bom, quando planejar vir ao Brasil avise!