segunda-feira, 20 de julho de 2009

King Lines

O calor de 35 graus Celsius nesta tarde de domingo impedia de fazer qualquer coisa que exigisse o mínimo de esforço físico. Enquanto o sol não baixava para ir para a praia assisti ao King Lines, também da Sender films, lançado cerca de um ano antes do filme que comentei na publicação anterior.

Vendo este filme, percebe-se que o The Sharp End é uma versão melhorada em termos de produção, abordando outro tópico. O King Lines é basicamente sobre o Chris Sharma e mostra um pouco como que ele elevou o nível de dificuldade da escalada mundial e a busca dele por rotas cada vez mais difíceis e bonitas, a busca pela linha perfeita.

Achei este filme um pouco mais monótono que o outro, mas como também tem uma hora de duração, é de bom tamanho. De maneira geral parece que exceto por Palma de Mallorca, todos os lugares em que eles passaram ficou faltando algo. Achei tudo meio desconexo. Foi muito legal ver ele escalando com o instrutor da academia onde ele escalou pela primeira vez. A escalada em boulder foi bem sem graça, mas foi legal para ver que ele sente medo e tem suas preocupações. As filmagens em Palma de Mallorca ficaram um pouco extensas, achei cansativas, e a passagem pela Grécia pouco relevante. Basicamente não acharam nada muito legal, mas mesmo assim mantiveram no filme.

Em termos de imagens o filme é inferior ao The Sharp End, mas ainda assim oferece muitas cenas bonitas. As filmagens na Venezuela foram muito legais, mas em termos de escalada ficou fraco. Achei uma pena que a maioria dos escaladores ficaram de escanteio, como o Dave Graham por exemplo, centrando apenas no Chris Sharma.

Apesar de o filme se enquandrar bem em um dos meus preconceitos com filmes de escalada, ficar mostrando só escalada difícil, esse era o tema do filme e a abordagem não ficou pedante. O Chris Sharma parece um cara sério, quando comparado a outros figuras que aparecem em outros filmes de escalada. Esse aspecto profissional dele e o papel dele no filme deixam este filme mais atraente do que os demais filmes de escalada do gênero dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário