quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Caverna Ideon

Aproveitamos a visita do meu ilustre amigo Eduardo N. da S. para visitar a caverna Ideon, sobre a qual escrevo nesta publicação, desrespeitando um pouco a ordem cronológica dos eventos,  e deixando portanto os de final de ano para depois.

A caverna Ideon fica a 1538 m de altitude de frente para o platô Nida, poucos metros mais abaixo, e à leste do Monte Ida também conhecido como Psiloritis. Para quem não lembra ou não leu aqui no blog, o Psiloritis fica na região central de Creta e tem o pico mais alto da ilha, o Tímios Tavros com 2456 metros de altura, que subi durante o curso de introdução ao montanhismo.

O platô Nida é muito parecido com o platô de Omalos na Léfka Óri, só que está totalmente desocupado pelo homem, não há construções e aparentemente possui menos vegetação. Quase não há neve nas montanhas de Creta exceto em algumas calhas "protegidas" do sol ainda resistem. Assim, apesar da seca o verde do platô contrasta fortemente com o marrom das montanhas ao seu redor.

Dos arredores do platô, uma estrada de terra leva até a caverna Ideon e mais quatro horas de caminhada (para alguém em boa forma), levam até o Tímios Tavros. Ficamos na caverna apenas, que de acordo com o guia que temos de Creta é o local onde Zeus, o Deus dos Deuses, foi criado. Diga-se de passagem, Zeus em grego se pronuncia Zévs!

Não convém eu me estender aqui sobre a história de Zeus. Há uma entrada suspeita na Wikipedia em português que pode dar algum esclarecimento. Ressalto apenas uma controvérsia. No artigo diz que Zeus nasceu no Monte Dikti (Dicte no artigo) e que algumas fontes dizem que foi no Ida. Minha fonte diz que Zeus nasceu de fato no Monte Dikti (na caverna de Dikti), mas que foi levado para a a caverna Ideon no Monte Ida, onde foi alimentado e cresceu, escondido do seu pai Kronos a quem destronou.

Além da casa de Zeus, arqueólogos dizem que a caverna foi local de cultos tanto no perído minoano como no perído romano. Desta feita, diversos utensílios e artefatos foram encontrados na caverna e alguns deles podem ser vistos no Museu Arqueológico de Heráklio (se algum dia a reforma terminar).

Não fosse por toda a história por trás da caverna e a beleza natural dos arredores, a visita seria desapontante. A caverna é relativamente pequena e está completamente abandonada. Um trilho, imagino que do período das escavações, desce até a caverna e termina com um carrinho enferrujado. Palcos de madeira podre cobrem parte do chão da caverna e oferecem risco ao visitante. Não há nenhuma formação peculiar dentro dela digna de nota exceto a cangança dos pombos. Do lado de fora, no final da estrada de terra, uma construção nova anuncia que um negócio está por surgir ali. No final da estrada de asfalto há um elefante branco asqueroso com pichações dizendo "cafeteria".

Deixando de lado este último parágrafo rancoroso, o passeio foi muito agradável e saciou a curiosidade de saber como era o lugar onde Zeus foi criado.

Link para o álbum desta publicação: Caverna Ideon

Um comentário:

  1. Coitado do Zeus. Morou em um lugar não muito diferente de embaixo do viaduto.

    Ed.

    ResponderExcluir