sábado, 23 de janeiro de 2010

Mata Atlântica

Anamaria e eu ganhamos de presente de Natal, do meu irmão Victor e sua esposa, o mais recente lançamento da Lagoa Editora: o livro A Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina. De autoria de Maria Victoria Bisheimeir e Cristina Santos, com fotografias de Victor Emmanuel Carlson (meu irmão), o livro introduz brevemente os ambientes de Mata Atlântica na Ilha de Santa Catarina e a seguir descreve diversos elementos da flora e fauna local, principalmente aves, sempre ricamente ilustrados por belas fotografias. Seguindo a linha de outra publicação da Lagoa Editora, Aventura Arqueológica na Ilha de Santa Catarina, a linguagem utilizada é acessível ao público geral e evita jargões técnicos que nas raras ocasiões que aparecem são explicados com clareza ou constam num glossário ao final do livro.

Convém (ou talvez não) comentar que consto na seção de agradecimentos do livro por ter apontado um lagarto que aparece em duas ou três fotos. Diga-se de passagem, esta fotografia foi feita quando meu irmão e eu fazíamos a trilha da praia do Matadeiro para a Lagoinha do Leste durante o levantamento de trilhas para outro livro da Lagoa Editora, Trilhas e Caminhos da Ilha de Santa Catarina, aparentemente esgotado e aguardando a próxima edição.

Quem escala em Florianópolis (ou fora dela) inevitavelmente percorre ambientes de Mata Atlântica para acessar praticamente todos os setores de escalada. O livro é uma ótima maneira de conhecer melhor este ambiente tão frequentado pelos escaladores que podem assim compreendê-lo melhor não só para sua preservação, mas também para seu desfrute, reconhendo in loco as espécies que o compõe. Li o livro do início ao fim e apreciei as mais de 250 fotografias. Mais do que um livro para a leitura, é um livro de referência para o entusiasta conhecer e identificar as espécies. Reconheci várias espécies (principalmente o gravatá) e fiquei espantado com tantas outras que ao longo dos anos passaram despercebidas ou que nem imaginava que poderiam ser vistas na ilha.

O livro pode ser adquirido online no site da Lagoa Editora ou nas melhores livrarias (mas um informante me contou que há menos de 50 exemplares disponíveis e vi que no site da livraria Saraiva está indisponível; melhor correr ou aguardar a segunda edição em breve).

3 comentários:

  1. Grande brodê! É verdade, o sucesso foi tanto que no estoque há menos de 50 livros.
    Um abraço

    Victor

    ResponderExcluir
  2. Boas só tive conhecimento do seu blog hoje estou por terras helénicas e estou a pensar visitar Creta será que podia me dar umas dicas? um email para entrar em contacto?

    Abraço tuga

    ResponderExcluir
  3. Oi Tuga,

    Posso tentar te dar umas dicas. Meu e-mail é:
    rodrigocarlson gmail.com

    ResponderExcluir