segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mikrá Mistiká de novo

Depois de cerca de 25 dias sem escalar a chuva deu uma trégua e fui para o Monte com o Kostas e a Anatasía. Durante este período o Kostas conseguiu escalar uma ou duas vezes por semana apesar da chuva e voltou a me desafiar. Depois de escalarmos a I Mávri (VI) ele quis escalar a Mikrá Mistiká (VIIa) e me desafiou a ir primeiro. Ele acabou indo na frente e não conseguiu fazer sem segurar na costura. Apesar de todo este tempo parado fui bem na via e passei o crux técnico sem problemas. Logo após o crux técnico tem um crux psicológico (para mim) entre as duas chapeletas. Fiquei meio nervoso e deu uma esbranquiçada e não conseguia ver nenhuma agarra. Acabei arriscando e deixei as duas mãos só apoiadas na parede sem segurar nenhuma agarra e então fazer um movimento. Foi assustador, mas muito bom para ganhar confiança. A Anastasia está sempre rindo de tudo e não perdeu de tirar um sarro do Kostas. Não sei se ela sacou ou não que ele estava me desafiando.

O Kostas tem uma necessidade curioso de querer mostrar para as pessoas coisas que elas não sabem/não conhecem. Acho que para suprir esta necessidade ele voltou a me desafiar a escalar a via 34, Spasmena (VI) (Quebrada). Nunca tinha escalado ela porque acabava não dando tempo. O Kostas me revelou que o final era difícil e que ele não conseguiu encadenar na primeira tentativa, mas que depois da segunda ficou tranquilo.

Esta usa a mesma parada da 36 e 35 (que eu encadenei recentemente) e o Kostas me desafiou a guiar a 35 (já que ele não me viu guiando ela da outra vez). Não sei se ele já encadenou a 35 ou não, mas acho que não porque ele não quis guiar e nem tentou top-rope. Acabei guiando. Fiquei uma carinha no crux, mas com uma tranquilidade que me surpreendeu.

A via 34 é uma via em que a dificuldade aumenta com a altura. Ela começa bem de aderência e vai ficando vertical, meio que num diedro, sem agarras para a mão. Em certo ponto a pedra fica bem abrasiva e aparecem umas agarras para alcançar o ponto onde irão colocar uma parada com corrente (já fizeram os furos). Foi bem legal escalar esta via, pois tem um estilo um pouco diferente das outras

Nenhum comentário:

Postar um comentário