quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Chamonix - Parte 2/4: A Aiguille du Midi

Logo ao chegarmos a Chamonix fomos para a Aiguille du Midi. No ponto de partida do teleférico compramos o ingresso combinado com a Mer de Glace. Não é nada barato e fiquei impressionado de ver que vários montanhistas sobem e descem pelo teleférico.

O sistema de acesso ao teleférico é meio esquisito e não funciona direito. Em cada bondinho cabem cerca de 70 pessoas e há poucas aberturas. O budum da turma é insuportável. A subida é tranquila exceto na passagem de uma torre de suporte e na chegada a estação intermediária em que o bonde dá uma sacudida "emocionante".

Na estação intermediária esperamos pouco tempo pelo bonde que faz a segunda seção do trajeto e a chegada na estação final é muito bonita. Há uma infraestutura grande lá em cima. Dos vários mirantes pudemos ver vários montanhistas perambulando pelos arredores. Vários dos principais picos dos Alpes podiam ser vistos apesar de algumas nuvens, e entre eles, é claro, o Mont Blanc. Um túnel dá acesso ao teleferérico que vai à Itália, e no mesmo túnel está o acesso para a Vallee Blanche por onde saem e chegam vários montanhistas devidamente equipados. Este túnel também dá acesso a um mirante de onde vemos alguns escaladores subindo uma pequena parede de rocha próximo ao pico. O nosso ingresso incluia a subida de elevador que sobe os útlimos metros da Aiguille do Midi e assim "fizemos cume". A fila para descer era grande e apreciamos a vista já da fila para não nos atrasarmos muito e correr o risco de não poder fazer o passeio para a Mer de Glace.

Link para o álbum desta publicação: Chamonix - Parte 2/4: A Aiguille du Midi

3 comentários:

  1. Amigo, parabéns pela expedição. Sem dúvida nenhuma, é quase como escalar. Somente passando menos trabalho. Fiz algo parecido no ano passado, na Suíça, no Mt. Titlis, também nos Alpes.
    Temos que combinar agora é uma escalada de verdade, não mais usando bondinho. Acho que se eu não conseguir voltar para a escalada em Rocha, talvez consiga voltar ao montanhismo, de alta montanha. Neste caso, tenho bastante gordura para queimar e não passarei tanto frio. A propósito, um alemão que mora comigo é escalador. E além disso, na mesma rua que eu moro, uns 50 m., tem uma academia de escalada. Ainda não pude ir ver, mas em breve tentarei dar um look.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo. É sempre bom incrementar o currículo de montanha, como dizem por aí. Já estou sem escalar há mais de 4 meses e as coisas não tem melhorado. Faz pelo menos 20 dias que não calço um tênis e um pouco mais sem fazer exercício. Estomos acabados cara. Só de bondinho agora. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tão parecendo uns velhinhos falando! Coloquem potência nessas carcaças e força morro ou pedra acima. Ainda temos pelo menos uns 40 anos com disposição plena hehe

    ResponderExcluir