sábado, 25 de setembro de 2010

Chamonix - Parte 3/4: Mer de Glace

A visita à Mer de Glace, uma geleira nos arredores de Chamonix, está longe de ser charmosa. O passeio de trem é agradável mas sem cenas espetaculares até que se chegue à estação. Dominado por turistas, o passeio ainda atende a alguns montanhistas que iniciam e/ou terminam suas aventuras na estação de Montenvers.

Lá do alto a geleira imensa coberta de terra contrasta com o verde dos arredores. Os mais curiosos podem descer até ela a pé ou de teleférico (com uma parte a pé). A partir do teleférico a descida é por escadas e plataformas metálicas. Durante a descida placas marcam em intervalos de 10 anos a altura que a geleira tinha. Há cerca de 200 anos (ou até menos) a geleira encostava na estação. Hoje deve estar a uma centena de metros abaixo.

A grande atração para quem desce é a caverna cavada na geleira a cada início de verão. Os buracos dos anos anteriores permitem ver o quanto a geleira se deslocou com o passar do tempo. Luzes coloridas e algumas esculturas deixam a visita mais interessante. Um fotógrafo com um São Bernado lucra com os turistas.

Valeu o passeio.

Link para o álbum desta publicação: Chamonix - Parte 3/4: Mer de Glace

Nenhum comentário:

Postar um comentário