sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ESAON

Dia destes estava perturbando a Anamaria e me lembrei de ESAON. Aprendi este acrônimo nos idos de 1995 com o chefe João Henrique no escoteiro. Acredito porém, que também é usado e foi criado por militares e outras pessoas envolvidas com sobrevivência na selva e coisas do gênero. Por outro lado nunca ouvi esta expressão entre os montanhistas e escaladores.

Eu diria que este acrônimo, apesar de simples, junto com o acrônimo inglês ERNEST e suas variações*, deveria estar no topo da lista de acrônimos importantes da escalada.

A sigla ESAON contém resumidamente os passos básicos que devem ser seguidos ao se perder. Para um montanhista/escalador são várias as situações em que isto pode acontecer, seja na própria montanha, numa via longa, no acesso/descida da escalada e, por quê não, no trajeto de carro entre o ambiente urbano e o setor de escalada. Os passos são:


1) Estacione: significa parar, para evitar que a situação se agrave.. Deslocamentos desnecessários também causarão cansaços desnecessários.
2) Sente-se: significa descansar, não só o corpo, mas também a cabeça que neste momento pode estar pensando mil coisas, e afastar o possível nervosismo.
3) Alimente-se: mais do que apenas se alimentar, significa cuidar da sua saúde e dos demais, alimentando-se, hidratando-se e cuidando de enfermidades e ferimentos que possam ter ocorrido.
4) Oriente-se: utilizar as informações disponíveis, como tempo de deslocamento, hora do dia, mapas, croquis e instrumentos, para decidir o caminho a seguir. Elabora-se um plano para encontrar o caminho correto, ou o melhor caminho a seguir.
5) Navegue: Já descansado, calmo, alimentado, hidratado e com um plano, seguir o caminho para se salvar da situação.

#####

Rapidamente a sigla ERNEST**, que se aplica a ancoragens na escalada:
- Equalized: os pontos da ancoragem devem ser equalizados, a distribuição de forças deve ocorre o mais uniforme possível entre todos os pontos, mesmo que a direção varie.
- Redundant: a ancoragem deve ser redundante, isto é, ser formada de vários pontos e elementos de maneira que o eventual colapso de um ponto ou elemento não prejudique os demais.
- Non-Extending: a falha de um dos pontos ou elementos não provoca o deslocamento do ponto central, e assim não há impacto sobre a ancoragem.
- Solid: significa que cada ponto e elemento da ancoragem deve ser sólido, ou seja, forte (strong) e estável (stable).
- Timely: escolher a hora certa (e o local certo) para montar a ancoragem. E também, montar uma ancoragem que cumpra com os quatro pontos anteriores em pouco tempo. Não adianta levar 1 hora para montar uma ancoragem digna de foto que poderia ser substituída por uma igualmente adequada mas armada em 5 minutos, e por causa disso se expor a outros riscos como terminar a escalada a noite.

* uma das variações é a sigla SRENE que não inclui o T, e acredito seja mais antiga. Outra facilidade da sigla ERNEST é que é um nome.
** diferente da sigla ESAON que resume passos, a sigla ERNEST resume requisitos que devem estar presente simultaneamente em uma ancoragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário