terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Curso: Acertos finais

Como foi noticiado aqui por uma ou duas vezes, pretendia fazer o curso de escalada na neve ou melhor, o "curso de montanhismo de inverno". Semana passada, na quarta-feira, fui no clube de montanha para me associar ao clube e para os acertos finais com todos os participantes. Mais uma vez fui recebido pelo gentil Yanis com que acertei minha inscrição e conversei um pouco sobre o Brasil, antes de a reunião começar.

Dos cerca de 14 interessados apenas 10 confirmaram participação no curso. Um dos obstáculos para a participação de alguns foi o fato de o curso começar sábado de manhã, implicando que aqueles que trabalham aos sábados perderiam parte do curso. O outro obstáculo é o curso estar começando tarde, final de janeiro, e se estender até abril ou maio, quando estabelecimentos comerciais de verão já estarão abertos e estas pessoas ficariam impossibilitadas de comparecer ao curso. Apesar de eu achar interessante o curso ser oferecido anualmente por uma instituição de montanhismo, de certa forma o modelo comercial que corre paralelamente no Brasil (onde poucos clubes oferecem curso) chega a ser interessante, uma vez que o interessado tem a possibilidade de agendar o curso como lhe convier, a um preço maior, é claro.

Mas por alguma razão obscura o mínimo exigido é de doze participantes. Mesmo assim o curso vai acontecer exatamente igual como seria com o mínimo exigido, mas com o rótulo de seminário(!?!?!). A implicação é que os participantes do "seminário" não recebem o certificado de conclusão do curso. A princípio isto não é grave, já que me (nos) interessa aprender, e não ganhar um pedaço de papel. O problema é que sem o pedaço de papel não podemos participar de outros cursos que tenham este como pré-requisito. Para fazer o curso intermediário por exemplo, pouco importa se houve prática e aquisição de experiência entre um curso e outro, ou se a pessoa aprendeu o conteúdo básico com o melhor montanhista do mundo; se tiver o papel faz, se não tiver, não faz.... Em todo o caso, se eu entendi bem, se no ano seguinte houver o número mínimo de participantes o certificado será emitido também para os que participaram do seminário este ano (!?!?!).

No final de semana seguinte à reunião, e que agora já passou, aconteceu o primeiro final de semana de curso. Em breve publicarei como foi!

3 comentários:

  1. Que loucura, então se tivesse 5 participantes, seria chamado de "Palestra"? Burocracias pra todo lado mesmo. Pressão nos gringos ae. Falo

    ResponderExcluir
  2. Sei lá... com 5 e inspirado na mitologia grego era capaz de virar suruba!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rodrigo
    Muito legais as escaladas por aí e lindo lugar! Nos inspira muito, principalmente essa época que nossa ilha por aqui abarrotada de gente e muita chuva rsrsr. Grande beijo, parabéns pelo blog e boas escaladas!

    ResponderExcluir