Sem sombra de dúvida, até o momento, o lugar mais bonito de Creta que visitei é Gramvousa e a Lagoa de Balos.
No extremo Noroeste de Creta está a península de Gramvousa com uma formação montanhosa que chega a cerca de 760 metros de altura com aclives acentuados em virtude da pequena distância entre o mar e o pico. A principal atração de Gramvousa é a paisagem espetacular formada pela Lagoa de Balos, uma praia em forma de lagoa com águas calmas e claras.
Estivemos em Gramvousa em duas oportunidades. A primeira foi em Julho de 2008, quando ciceroneamos o Mohammed, um Sudanês que veio à Creta para fazer um curso com o meu professor e se deu o direito de passear por aqui no final de semana após o curso. Auge do verão, íamos levá-lo à praia de Falássarna, também no Oeste de Creta. Há muito Anamaria e eu queríamos ir à Gramvousa, mas estávamos adiando inexplicavelmente e mudamos os planos repentinamente ao passarmos pelo Porto de Kissamos na "base leste" da península de Gramvousa e vermos que logo sairia um barco para a Ilha de Gramvousa e a Lagoa de Balos.
Foi com dor no bolso que pagamos cada um 22 euros pelo passeio que saiu por volta de 12 h e voltou por volta de 18 h com um hora para ir e outra para voltar, mas que valeu cada euro. Contornar a península de barco é espetacular. Um dos destaques é ver as marcas do nível da água no costão que sugerem que o lado oeste de Creta está se elevando com o passar dos (muitos) anos. A primeira parada foi na Ilha de Gramvousa que tem no topo um forte Veneziano e de onde se tem uma vista fabulosa tanto da ilha como da Lago de Balos. Depois de um hora de passeio pela ilha, o barco nos levou até a Lagoa de Balos para tomarmos banho de mar.
A segunda ida a Gramvousa foi no dia 28 de Dezembro de 2008. Recebemos um visitante canadense por meio do CouchSurfing, uma dessas redes de relacionamento para viajantes. François e eu pretendíamos fazer algumas caminhadas, mas o mau tempo impediu. Nem por isso deixamos de levá-lo em alguns lugares imperdíveis. Sob tempo nebuloso arriscamos por o nosso carrinho na estrada de terra de 7 km que leva até o início da caminhada para a Lagoa de Balos. A estrada estava em melhor estado do que eu esperava e fizemos o trajeto em 30 minutos. Depois de estacionar o carro, uma caminhada de cerca de 30 minutos por uma trilha bem marcada e barrenta nos levou à Lagoa de Balos. Mesmo com o tempo ruim e pegando uma garoa, a paisagem ainda é espetacular e tivemos a vista que em geral aparece nos guias turísticos e que ainda não conhecíamos. Passeamos rapidamente pela praia, pois os ventos que chegavam a 70 km/h não perdoavam. O lixo deixado pelos turistas se acumula pela praia, lamentavelmente.
Além de Gramvousa, estivemos com o François em Elafonissis, uma praia no extremo sudoeste de Creta, curiosamente mais famosa que Gramvousa, mas bem menos atraente, ainda que bela. O ponto forte de Elafonissis é uma ilha próxima afastada de 50 a 100 metros da praia que pode ser alcançada à pé, com água até a cintura.
(Passe o mouse sobre os sinais "<" e ">" para mover a foto 360º.)
Outro lugar espetacular em Creta fica na parte sul da região de Réthymno, próximo a Plakiás, é a praia de Préveli. Já escrevi aqui um pouco sobre o Cânion de Kourtaliotis por onde passa a estrada para Plakiás e Préveli. Este Cânion, que também é espetacular, desaparece brevemente em parte do trajeto formando um vale e depois volta a se formar para terminar na praia de Préveli, onde desemboca o rio que se forma dentro do cânion. É um praia pequena e pedregosa, com algumas palmeiras, mas muito bonita e agradável mesmo no verão, quando fica abarrotada de turistas. Nem a chuva durante a visita do François conseguiu estragar o encanto deste lugar, que nos agraciou com um arco íris completo sobre a praia.
O texto já ficou longo demais, as fotos mostram o que interessa!
(As fotos com o tempo ruim foram tiradas nos dias que o François esteve aqui, as com tempo bom, em outras oportunidades).
Link para o álbum desta publicação: Gramvousa e a Lagoa de Balos
Obs.: foto panorâmica editada com Panorama Perfect Lite e exibida com um script de Andreas Berger.
Legal o passeio. Parece a travessia da Guarda do Embaú. Não rola um barquinho por R$2,00?
ResponderExcluirE mais, não rola escalada por aí?
Abraços.
Tem bastante pedra, mas acho que é tudo virgem.
ResponderExcluirHora de descabaçar as pedras então!!
ResponderExcluirLindo o tal lago. Fui na hora procurar no google earth.
ResponderExcluirImpressionante a quantidade de licais lindos no mundo que nem imaginamos existir.