domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ventania

A ventania de ontem não deu trégua e baixou consideravelmente a temperatura. Bem agasalhados fomos para o Monte Várdia Kostas, Vangélis, Manólis e eu. Não via o Vangélis desde a entrega dos certificados do curso de montanha, ocasião em que não tive a oportunidade de conversar com ele.

Escalamos a Louki Look (V), a Mávri (VI) e a Gonia ton angelon (VIsup), esta última em top-rope (falei dela e tem fotos aqui). Subi o "boulder" Troll (tem um vídeo de um minuto e meio aqui) de tênis e com o saco de corda nas costas (com a corda dentro), fitas a tira-colo e mosquetões na cadeirinha. No topo da Gonia ton angelon tem duas chapeletas, uma com um maillon e outra com uma anilha de aço. Fazia muito tempo que não montava uma ancoragem e o vento estava destruidor. Desci de rapel, algo que não fazia acho que desde que fui a Stavrós com o Kostas (aqui).

Esta via, Gonia ton angelon, tem o começo bem interessante, mas também exposto para quem quiser fazer guiando (em móvel). Hoje enquanto escalava tentei ficar de olho em que momento faria colocações e por a primeira proteção não é fácil e por enquanto não encaro. Hoje me sai bem na via, mas cai depois do crux e não sei bem por quê.

Apareçam por lá dois búlgaros, relativamente jovens, um aparentemente com alguma experiência e o outro novato. Não interagimos muito mas eles escalaram a Dulfer, onde estávamos e o guia segurou todas as costuras para subir. Não sei o quão experiente ele é, mas entrou sem saber grau nem nada. A corda deles era assustadora, nitidamente velha e cortada com a ponta se desfiando. Jogaram ela em cima da merda de ovelha e pisavam como se fosse tapete. Eles foram simpáticos, mas achei eles meio esquisitos.

Boa semana!

2 comentários:

  1. Pelo que entendi até agora esses europeus não curtem mesmo cuidar da corda. Cada um com seus "pobrema". No Picasa do João tem as votos da nossa brincadeira de final de semana. O Zander levou um povo da empresa pra escalar e convocou a galera. Acabou promovendo um evento na pedreira, maior que os da Acem. O tempo estava colaborando.
    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Vi as fotos. Foi uma galera mesmo. O matagal está dando um ar selvagem para a pedreira. hehe

    ResponderExcluir