sábado, 27 de setembro de 2008

Estreando

Hoje à tarde me encontrei com o Apostólis aqui perto de casa, pegamos um amigo dele chamado Kostas e fomos a Thérisso. O objetivo era "estrear" duas novas vias, pouco depois da entrada da garganta de Thérisso. Estas duas vias foram abertas há menos de um mês. Quando fui escalar em Thérisso como Christos pela primeira vez, antes de chegar no Jardim Suspenso vi dois caras escalando, ou melhor, abrindo estas vias.

Não sei o nome delas e as chamarei de A e B. A graduação da A, com cerca de 35 m, é algo como um VIsup/VIIa e a da B, com cerca de 15 metros, um VIIa, mas pode ser que eu esteja enganado (para cima). Fui o primeiro a escalar e entrei na A. A via começa num boulder de uns 3 metros que dá acesso a um platô e então à via, protegida com chapeletas. Passei o boulder facinho e continuei até pouco antes da metade e amarelei. Desci para o Apostólis tentar. Ele não encadenou, mas foi até o final. Enquanto ele escalou, com segurança do Kostas, chegou um cara bem gente fina, chamado Nikoforos. Ele entrou na via B com segurança minha. Ele também não encadenou. Na próxima rodada, o Kostas entrou na A em top-rope e parou no crux, e eu encadenei a B em top-rope, com uma ajudinha do segurança. O crux é um tetinho bem pequeno que quase não tem é mais difícil, já que a via toda é levemente negativa com poucas agarras nem sempre muito boas.

O Apóstolis e o Kostas também escalaram a B, com o Apostólis guiando. O Nikoforos guiou a A também sem encadenar e entrei em seguida em top-rope. Encadenei e vi que o lance onde eu tinha amarelado era bem mais fácil do que parecia. A via alterna agarrões com agarras pequenas e perto do final vai ficando levemente negativa, com dois crux bem negativos antes do final. As agarras machucam bastante as mãos e a falta de uma "carapaça" dificulta a escalada.

Das outras vezes que escalei em Thérisso já tinha notado isso, mas desta vez muitas pessoas pararam para ver e tirar fotos. Algumas começaram a gritar piadinhas para os escaladores que se irritaram um pouco (eu não entendi). Um casal de moto também parou para pedir informações sobre parceiros para escalar (em grego), pois estão morando em Chaniá e a mulher escala, mas está sem parceiro. Vieram pedir informação logo para mim....

Antes de irmos embora ainda subimos mais 1 km para ver outra via nova, que talvez tentemos amanhã. Tomara!

Link para o álbum desta publicação: Estreando

Um comentário:

  1. Massa, pelo visto, só vias fortes. E como é a segurança com esse novo pessoal?
    E mais, agora que a equipe já tem o Kostas, só falta o Barrigas.

    ResponderExcluir