domingo, 7 de setembro de 2008

Fui roubado

Acordei e passei o dia ansiosamente esperando a potencial mensagem (ou ligação) me chamando para escalar, que chegou por volta de 15h30. O ponto de encontro era o Jardim Suspenso, o mesmo de ontem. Quando cheguei o Christos já estava no topo da Kiss or Kill para fotografar o Áris que estava começando a via. Assisti um pouco a coisa toda e fui com o Johnny escalar a Fast & Furious, um 7b.

A via tem um crux num negativo com poucas agarras onde já cheguei com os braços detonados. Não consegui passar o crux. O Johnny tentou em seguida e também não conseguiu. Fiz segurança para o Johnny, atividade que não praticava fazia 12 meses. Enquanto segurava ele a galera um pouco mais embaixo fumou alguma coisa com cheiro diferente de cigarro que não sei o que era. Me parece que era algo que dava um barato, pois depois disso ficaram cerca de meia hora se divertindo com as ondas mecânicas que se propagavam por uma corda pendurada no teto e dando risadas.

Como não conseguimos escalar a via, o Áris veio continuar e foi até depois do crux para eu tentar de novo em top rope. Lá fui eu com segurança do Johnny. Passei o crux em artificial e depois guiei o resto da via. Enquanto escalava, todos exceto o Johnny, desceram para ir em outro setor próximo, e enquanto eu me preparava para fazer o rapel o Johnny também foi embora. Nunca vi disso. Me deixaram sozinho fazendo rapel, num negativo. Tive que ficar me balançando para lá e para cá para alcançar as costuras e limpar a via. Para piorar as coisas quando fui arrumar minha mochila vi que tinha acontecido uma das coisas mais baixas que já vi/ouvi até hoje.

Já ouvi falar de escaladores que cobraram curso e não deram, pegaram grana da galera para trazer equipo dos EUA e os equipos nunca vieram. Nem o dinheiro. Escalador que teve equipo roubado na base da via onde só tinha escalador, e etc. E não estou falando de qualquer charlatão. É gente que é idolatrada por aí. Ah, e ouvi das vítimas! Pois então, cheguei sedento na mochila, pronto para esvaziar pelo menos uma das duas garrafinhas de água que levei, com 500 ml cada. Não tinha água nenhuma, nem garrafa. Difícil de acreditar que roubaram minha água. Pelo menos minhas duas expressas que tinham ficado ontem estavam ali.

Desci solitariamente e parei no carro para tomar água numa garrafa que deixo por segurança. Subi até o outro setor que fica próximo e nem toquei no assunto da água, nem ninguém. Deixei por isso mesmo, afinal não era hora de arrumar intrigas. Estavam ali outros escaladores, dois deles escalando de capacete. Escalando, pois na hora de fazer segurança tiraram. Esqueci de contar ontem que derrubei uma pedra que quase caiu na cabeça do Johnny. Ele deve atrair pedras, pois hoje quase caiu outra na cabeça dele. Fiquei assistindo eles escalarem a Vasoúla, um 7c/8a. Ao mesmo tempo o Johnny tentou a Kerasáki, 6. Mais dois caras compunham a turma e aparentemente não escalam. Uma menina que escala também estava por ali, acho que Italiana.

A Kerasáki é bem mais difícil do que as duas vias que escalei ontem. O crux é num negativo com agarras sem pegada boa. O Johnny não conseguiu e a expectativa era de que eu limparia a via. Que nada. Fui um pouco mais longe que o Johnny, consegui segurar com as duas mãos no "agarrão" que dá saída do negativo, mas não consegui me aguentar nele por muito tempo e caí. Isto depois de pelo menos quatro tentativas. Não tem jeito, para escalar negativo tem que estar forte...

O Alexandros teve que limpar a via com segurança minha já no escuro. Todos desceram antes e nós dois tivemos que descer no escuro. O Alexandros não sabia o caminho para descer e estava sem lanterna. Acabei achando o caminho e depois de um tempo ele começou a ficar nervoso, daí peguei minha laterna e saímos sem problemas. Apesar de ele gritar, ninguém veio dar uns betas.

Me despedi dos caras. As vezes eles são simpáticos, mas são esquisitos. Até o momento, prefiro escalar com a Anamaria, que não é escaladora, do que com eles que são. Acho eles meio distraídos na hora de fazer segurança e deixam muita barriga (um passo para frente e a barriga encosta no chão). Se fiam demais no gri-gri e ficam de papo. Mas não quero parecer reclamão. Pelo menos estou conhecendo setores novos. Espero que as coisas melhorem.

Link para o álbum desta publicação: Fui roubado

3 comentários:

  1. Porra, mongol, que merda cara. Achei que tinhas encontrado uma nova turma. Mas se liga, pelo visto são dependentes químicos. Irão, certamente, vender tuas garrafas d'água para comprarem tóxicos.
    Disciplina, se liga com a segurança.

    ResponderExcluir
  2. Espero realmente que as coisas melhorem, porque desse jeito não dá! Logo tô de volta pra gente " escalar" juntos novamente!

    ResponderExcluir
  3. Esse aquecimento global está mexendo com a cabeça da galera!

    ResponderExcluir