quinta-feira, 31 de julho de 2008

Guia de Escalada de Kapetanianá

Faz alguns dias chegou o guia de escaladas da região de Kapetanianá na região central de Creta, e engloba Kapetanianá, Kofinas e Ágio Fárango . Esta região, de acordo com o guia é tida como a mais desenvolvida de Creta. Me parece um exagero, uma vez que o número de vias aqui na região de Chaniá não perde em nada para Kapetanianá, exceto que lá a concentração (não a quantidade) das vias é maior.

Comprei o guia no site La cordillete, do próprio autor. A compra foi fácil e o pagamento com cartão de crédito via PayPal. O livro chegou intacto, muito bem embalado e no tempo previsto.

Este guia supera em todos os aspectos o Guia de Escaladas de Chaniá. Exceto pela foto da embalagem, não tenho imagens. Recomendo visitarem o site do autor para verem a capa, contra-capa e duas páginas de exemplo. Apesar de excessivamente ilustrado (ilustrações que não informam), o livro é muito bem desenhado e parece que as informações estão expostas de forma clara e concisa. Mas só indo lá para confirmar. As fotos mostram o contexto local, com fotos da vegetação, casas e etc., e não apenas fotos do autor e seus amigos. A qualidade gráfica e da impressão é excelente e há informações sobre como chegar a cada um dos setores, lista das vias, gráficos número de vias por graduação e estilo, enfim, só "vendo para ver".

Não posso deixar de listar três "defeitos": na seção em que o livro dá recomendações, faltou um página sobre animais peçonhentos em Creta, a seção de Ágio Fárango tem poucas vias indicadas na rocha, e uma lista maior de outras que sabe-se lá onde ficam, o guia foi escrito em inglês, francês, alemão e grego. Me parece desnecessário tantas línguas num só guia, a língua local e inglês são o suficiente, além disso há erros grosseiros na tradução.

O guia contem algumas páginas de propaganda que não atrapalham o conteúdo.

De toda maneira, este guia passará a ser minha referência para um mínimo em termos de qualidade, se as informações se mostrarem boas quando eu for escalar lá pela primeira vez.

Um comentário:

  1. Legal o guia, realmente o fato de colocar alemão não faz sentido nenhum. Podia tirar o grego também hehe. Depois que testar o lugar de a nota pro dito.

    ResponderExcluir