Antes de ir escalar em Plakiás, evento relatado na publicação anterior, A platéia estava nua, tentei encontrar na internet alguma informação sobre o setor. Entrei em dezenas de páginas em vão. Porém descobri que o segundo nome para contato no cartaz do curso de escalada que foi conteúdo da publicação Curso de escalada em rocha é de um "famoso" escalador grego.
Áris Theodorópoulos é figura importante da escalada grega (e mundial?) como o cabeça do desenvolvimento do esporte na ilha de Kalymnos, o paraíso da escalada esportiva na Grécia.
Escrevi brevemente sobre Kalymnos na publicação Não sei nada de ética local. Para os mais interessados, recomendo a leitura de uma entrevista com ele de 03/04/2008, bastante interessante, na página KAIRN. A única controvérsia é que já li em outros lugares que a escalada em Kalymnos começou com um casal de italianos. De toda maneira parece ter sido ele quem fez o trabalho duro.
Mas o ponto que mais me interessou na entrevista foi ele ter mencionado o potencial de desenvolvimento em Creta nas regiões de Ágio Fárago e, vejam só, Plakiás, como comentei na minha primeira publicação sobre Plakiás, Pedra lisa e pele enrugada e reforcei após a segunda visita ao local A platéia estava nua, e após ter lido a entrevista.
Algumas informações sobre Ágio Fárago, e outros setores de escalada em Creta, podem ser encontradas no site Climb in Crete. Pelo que sei a região mais desenvolvida em Creta é a de Kapetaniana, também com algumas informações no site Climb in Crete. Comprei o guia de escaladas de Kapetaniana. Quando chegar farei uma publicação sobre o guia e quando escalar, sobre os setores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário