A primeira vez que escalei em conglomerado foi em Rio dos Cedros/SC. A segunda vez foi em Analoukas, no último domingo 10 de agosto. O tipo de rocha foi certamente o que mais me atraiu ao setor, além da grande quantidade de vias fáceis e, claro, o fato de que ele estava exatamente no trajeto que pretendíamos percorrer para conhecer o lado leste de Creta.Da estrada que acompanha a costa pude ver ao longe o hotel que parece uma pequena cidade a beira-mar. Diversas falésias por todos os lados mostravam também que tem muita via por abrir para todo lado. Chegamos na portaria e entramos direto, com certo desapontamento, pois achei que conseguiria algum "beta" na portaria. Ao contrário de fotos que vi no Google Earth (Panoramio), o lugar está decadente e ao mesmo tempo parece novo e velho.
Chegamos numa parte da falésia perfeitamente escalável, mas sem uma via sequer e o "instinto de montanha" falhou e nos levou para a esquerda onde também não achei vias. Com uma base acidentada o deslocamento era lento, até que achei uma acesso fácil para o topo da falésia onde literalmente corri em busca de vias, desta vez para o lado direito.
Devido ao calor parei por aí, mas fui ver as vias na parede de frente para o bloco. Achei mais 7 vias numeradas do 2 ao 8, todas com chapeletas em bom estado e paradas duplas com chapeleta e maillon rapid. Trabalho de primeira! Infelizmente não tinha condições de escalar. Percorri mais para a direita para ver se achava mais vias e não achei nada.
Depois voltamos para o carro e fui em mais uma falésia, pequena, mais próxima do hotel. Por falta de visibilidade acabei só olhando a parte esquerda dela, sem vias, e nada posso afirmar sobre a parte da direita. A falésia onde escalei se dobrava numa forma de "L" no sul e dali fui até a parte menor do "L" em busca de vias, não percorri tudo e não achei mais nada.
Para ter uma idéia não consegui nem identificar o setor que escalei. O fato de ter oito vias numeradas e de que está voltada para leste, leva a crer que era o "West Wall", mas a via 1 era fácil demais, e portanto do setor "Mouses" ou do setor "Mainades", ou outro. Enfim, se olharem as fotos (localizadas no mapa) verão que a falésia continua para o norte e tem muita pedra que não vi.
Link para o álbum desta publicação: Outro tipo de rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário