Nos dias 2, 3 e 4 de novembro de 2007 aconteceu no Centro Cultural de Chaniá (foto) o 1º Festival Pan-Hellênico de Filmes de Montanha, organizado pelo Clube Grego de Montanhismo de Chaniá. Foram exibidos filmes, slides e palestras.
Comparecemos no dia 3, sábado, e vimos três filmes: um com cerca de 5 minutos em homenagem a um escalador local que morreu em 2007 escalando uma montanha no Paquistão, um de 22 minutos sobre um trio local que foi à Chamonix escalar e esquiar, e um de 45 minutos de um grupo grego que escalou o Cho Oyu. Todos os três filmes em grego... valeu pelas bonitas imagens. Entre os tópicos apresentados estavam escaladas no Peru, Kalymnos (Grécia) e Everest.
Extremamente bem organizado e com a participação de autoridades do município, em seus três dias o auditório principal onde ocorreram as apresentações lotou (certamente comportava mais de 300 pessoas).
Divulgado com cartazes colados pela cidade e folders (ao lado), o evento reuniu muito mais do que apenas montanhistas e seus familiares, mas também crianças, jovens, adultos e idosos, sem ligação nenhuma com o clube ou seus membros. As pessoas gostam de montanhismo.
Legal o evento! Como os filmes estavam em grego, vcs não precisavam perder tempo tentando entender e dava pra curtir melhor as imagens hehe.
ResponderExcluirImagino que esse interesse ocorra por causa da história do montanhismo vir de mais tempo na europa do que aqui no Brasil.
ResponderExcluirMas aqui o povo também tem interesse, o que falta é união da comunidade da montanha e divulgação.
Não rolou fotos do evento?