Depois da primeira ida ao Clube Grego de Montanhismo de Chaniá, fui lá mais umas duas vezes, mostrei algumas fotos minhas escalando, deixei um folder da Pedreira do Abraão e procurei me informar mais sobre o clube . Tentarei expor o pouco que sei do clube e espero voltar a frequentá-lo para aprender mais sobre o funcionamento do mesmo.
Os membros do clube tiveram papel importante no desenvolvimento turístico da região e foram pioneiros ao acessar por trilhas, belezas naturais da ilha onde hoje se chega de carro. Antes de virar parque nacional, a famosa Samaria Gorge era mantida pelo clube.
O clube abre de segunda a sexta das 21h00 às 23h00. Os frequentadores do clube durante a semana parecem se resumir à turma da caminhada com mais de 50 anos, mas me asseguraram que os escaladores também aparecem. Reforçaram o convite para eu participar das atividades. Infelizmente até agora não me envolvi, até porque não tenho todo o equipamento necessário (mínimo), como lanterna por exemplo.
O calendário de atividades externas é trimestral e ocorrem TODOS os finais de semana. Cada atividade tem um responsável e qualquer pessoa pode participar. Cabe ao responsável vetar a participação de alguém que ele não julgar capacitado. Realizam caminhadas, subidas a montanhas, acampamentos e pernoites nos abrigos do montanha. As despesas com deslocamento são divididas entre os participantes. A inscrição pode ser feita por telefone ou na sede do clube até sexta-feira. Representantes do clube também levam seu nome para suas atividades no exterior.
O clube é bem organizado e possui sede própria, mas estão querendo se mudar para um lugar melhor. A sede é ampla e posso dizer com segurança que é pelo menos seis vezes maior do que a "sede" da ACEM. É decorada com fotos mapas e equipamentos antigos. Possuem também dois Defender, um 90 e um 110!
Além das contribuições regulares dos associados, o clube arrecada dinheiro com a venda de materiais informativos como um guia para o Path E4 que passa por Chaniá, o Guia de Escaladas de Chaniá, lançado no final de 2007 e um recém lançado Guia de Caminhadas também na região de Chaniá.
A instituição é respeitada em Chaniá e os clubes de outras cidades parecem ter o mesmo prestígio nas suas localidades. Apesar de o tempo de atuação do clube ser incomparável com o da ACEM e de outros jovens clubes brasileiros, a estrutura sólida do clube é invejável. Uma coisa é certa, o clube está e continuará assim, por que seus membros estão comprometidos com o clube, e é esta a lição mais importante a se aprender com eles.
Que legal essas notícias, achei que fossem estruturados, mas não tanto.
ResponderExcluirRola postar mais fotos do clube (exterior, interior, veículos, etc..)? Pois isso engrandeceria nossos sonhos enquanto clube/associação por aqui.
Em tempo, quebra essa inércia e vá subir montanhas com mais frequência.
Se liga que existem pessoas que espelham-se em ti.
Disciplina.
Só pela entrada do clube da pra perceber o nível deles. Se for comentar sobre os carros então, dá até preguiça de comparar com nossa realidade aqui, então faça bom proveito!!
ResponderExcluirMuito legal esse contato com a associação local.
ResponderExcluir