sexta-feira, 16 de maio de 2008

Viagem barata até as montanhas

Desde que cheguei na Grécia li três livros sobre montanhismo que, como outros que já li, me permitiram viajar barato até montanhas que talvez nunca visitarei.

O primeiro deles, "Um sonho chamado K2", do montanhista brasileiro Waldemar Niclevicz, editado pela Editora Record me foi presenteado pelo meu amigo Cristiano logo antes da minha vinda para a Grécia. Comecei a ler ainda no avião e terminei vários dias após a chegada. É um resumo "detalhado" de todas as tentativas de escalada ao K2 pelo Waldemar, inclusive a tentativa em que ele finalmente chegou ao cume. Com uma redação agradável e resgates de momentos históricos do montanhismo, exige um pouco de atenção do leitor pois nem sempre fica bem clara a cronologia dos fatos. Infelizmente faltam ilustrações para acompanhar a narrativa. O material do livro é muito bom e há um encarte com fotografias coloridas. Na onda da auto-ajuda e palestras motivacionais, encontramos algumas frases entediantes como esta: "mais do que superar uma montanha eu precisava superar a mim mesmo". Mesmo assim recomendo a leitura, é claro!

A segunda leitura, "Escalada Mortal", de Trevanian, foi um presente dos pais da Anamaria. É um livro de ficção que mistura espionagem e montanhismo editado pela Editora Landscape. De leitura fácil e agradável, descobri quem era o vilão da história muito antes do final o que deixou a leitura um pouco enfadonha. Àqueles que, além de montanhismo, se interessam também por histórias policiais, mistério e espionagem, recomendo a leitura.

Finalmente a terceira leitura, "High Adventure: the true story of the first ascent of Everest" , presente de uma amiga da Anamaria, foi iniciada antes e finalizada depois da morte do seu ilustre autor, Sir Edmund Hillary. Edição especial de 50 anos, em papel jornal, editado pela Oxford University Press. Leitura indispensável para quem se interessa por montanhismo, tem o mesmo defeito de diversos livros do ramo, a falta de ilustrações claras sobre os locais onde as narrativas acontecem, principalmente para leitores como eu, que rapidamente se perdem entre tantos nomes de cristas, glaciares e montanhas. O livro vai além da conquista do Everest propriamente dita; além de passagens de sua vida como montanhista, o autor relata seu pioneirismo e de seus companheiros nas montanhas do Himalaia quando o Everest era apenas um sonho.

3 comentários:

  1. Oh, guarda bem estes livros para me emprestar depois que tu estiveres de volta ao Brasil. Grande abraço, Titi.

    ResponderExcluir
  2. Titi, valeu pelas dicas. Ainda não li nenhum dos três. Qual será o próximo agora?
    Seguinte, se liga no 'Escale melhor e com mais segurança' do casal Daflon. É muito bom.
    Assim que tiver oportunidade lhe mando um exemplar.

    ResponderExcluir