sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ações corretas e seguras

Tenho diversos livros técnicos de escalada, de conceitos básicos, rapel, ancoragem, auto-resgate... e de tempos em tempos releio os livros ou partes deles para ter certeza que não estou esquecendo de nada e para relembrar técnicas que são pouco utilizadas no dia-a-dia.

Agora estou lendo um que comprei anos atrás, mas que até então não tinha lido: CLIMBING: From Gym to Crag (link para a Amazon). Em termos de editoração, material, e qualidade das fotografias ilustrativas este livro supera qualquer outro da How to Climb Series.

A razão pelo qual estou relatando isto está relacionado com o seguinte parágrafo que escrevi na publicação anterior Eu reclamo, mas eu volto:

"O guia de escaladas falhou mais uma vez em não indicar um acesso apropriado às vias de escalada. Depois de dar uma circulada pela base do morro, optamos por um trecho que exige um solinho vertical e exposto mas tranquilo que foi superado sem muitas dificuldades por mim e pela Anamaria. O trajeto restante é por cima de pedras "abandonadas" muito parecido com a base das vias de cima na Pedreira do Ribeirão. Devido as pedras soltas, fizemos a ascensão com o uso de capacete."

Fora o fato de que o livro sugere que um guia serve para planejar a escalada com segurança, o que não acontece com o guia daqui para Kalathás, por exemplo, ele escreve o seguinte a respeito de segurança em terrenos potencialmente perigosos:

"Be a prudent climber, stay alert on even the most benign terrain, and be quick to take precautions: Detour around the slab, pick a better line through the talus, put your helmet on before reaching the cliff (you have to carry it anyway, so you might as well carry it on your head".

Reler material técnico de tempos em tempos também é bom para lembrarmos de situações pelas quais passamos e refletir se agimos corretamente.

2 comentários:

  1. Esse dae eu conheço, passou uma boa temporada na minha prateleira depois que li ele. A parte sobre escalada indoor achei um pouco desnecessária, com excessão da parte de aquecimento. A parte de escalada outdoor é bem completa.

    ResponderExcluir
  2. Seguinte, feio, leia 'Escale melhor e com mais segurança' do casal 'Daflon', para ver se tu perde essa mania de ficar se arriscando.
    Disciplina.

    ResponderExcluir