segunda-feira, 16 de junho de 2008

De volta a Kalathás

Queridos amigos, fui mais duas vezes a Kalathás. Recomendo visitarem o álbum de fotos que mostram melhor o setor. As descrições nas fotos serão mais completas que esta publicação. Os dois dias estavam bonitos e no primeiro, demos uma passada na praia para fazer fotos.

No primeiro dia escalei 4 vias de V+ (UIAA) em top-rope, todas a partir da mesma ancoragem. Em uma delas tomei minha "primeira queda" na Grécia. Uma escorregadinha (vaciladinha) na pedra lisa logo no começo de uma das vias. No segundo dia, escalei uma via de VI- e uma de VI+. Neste dia também encontramos um casal de poloneses escalando. Jovens, muito simpáticos e em forma! Mandaram um VIII+. Serviram de inspiração para uma próxima publicação que irei chamar de "bomba relógio".

Reforço comentário anterior de que as proteções colocadas na parte de cima da falésia deixam a desejar. São mal posicionadas e não parecem seguir nenhum critério. Cabos de aço foram colocados para servir de ancoragem. Todas as chapeletas que usei (nas duas vezes que estive lá) estão em pedra irregular e o mosquetão sob tensão é forçado de maneira inapropriada. Descobri que em alguns lugares há boas alças de pedra para usar de ancoragem, mas na base da pedra (ver fotos) encontrei um cabo de aço "intacto" que provavelmente envolvia uma alça de pedra que se quebrou.

Consegui ver proteções para as vias mais da direita da falésia, mas não parece haver outra maneira de chegar a elas senão solando. Vejam as fotos!

2 comentários:

  1. Bonitão o lugar! Parece que da pra se divertir bem, tirando os contratempos das proteções estranhas.

    ResponderExcluir
  2. Bonitas fotos e legal o local. Porque não rola escalada na pedreira maior? Qual a altura total?

    ResponderExcluir